José – O Homem que Sonhou!

23 04 2010

(Gênesis 37)

Fala de José é falar de um homem vencedor… José era pura INTEGRIDADE, CORAGEM,
AMOR, GRAÇA, PERDÃO, COMPROMISSO, LEALDADE, OBEDIÊNCIA, SABEDORIA E MUITA PERSISTÊNCIA. Poucos homens da história levaram o nome de DEUS como José…
A História de José relata a história de um homem que sofreu diversas provações da casa de seu pai até ser exaltado por DEUS!
> O nome José significa QUE ELE (DEUS) ADICIONE (FILHOS), José era filho de Jacó com a sua amada esposa Raquel, Jacó tinha certa preferência por ele que gerava ciúmes entres os demais irmãos… José certa vez teve um sonho dado por DEUS, e contou a seus irmãos (Gn 37:7)

1° Lição: Existem pessoas que não sabem sonhar e querem destruir seus sonhos, se reserve , saiba para quem contar seus sonhos a bíblia diz que MALDITO O HOMEM QUE CONFIA EM OUTRO HOMEM (Jr 17:5) Mais bendito é o varão que confia no SENHOR! (Jr 17:7).

Tendo José contado seus sonhos a eles, seus irmãos o planejaram o matar, mas um homem chamado RÚBEN, o “livra” e dá a sugestão para que fizessem apenas uma armadilha para que ele caísse, tendo acontecido tal fato, José cai na armadilha e é levado ao Egito como Escravo (Gn 37:19-24) (no verso 28 ele é vendido).
> José é levado a casa de um homem chamado Potifar (Gn 39:1-5).

2° Lição: É Possível colher frutos onde quer que Deus lhe plante, não existem terreno estéril quando é Deus que está lhe plantando ali. Foi Deus que te plantou no bairro onde você mora, na escola onde você estuda, na empresa que você trabalha. Saiba que toda situação pode ser tornar BOA se DEUS estiver nela.
Logo depois, José é preso acusado de se envolver com a mulher de Potifar (Gn 39:7-18) Sempre irão aparecer pessoas na sua vida tentando neutralizar os sonhos de DEUS para você, fique atento, Satanás é astuto repreenda-o em nome de JESUS.

> José é preso e no cárcere ele ganha a confiança do carcereiro interpretando os sonhos de outros presos. O carcereiro o indica ao faraó e José interpreta também os sonhos dele, sonho no qual José previa uma grande fartura seguida de um período de fome no país. O Faraó fica feliz com José, pelo fato de José apresentar soluções administrativas para o seu país e o nomeia GOVERNADOR DO EGITO (Gn 41:1-37)

3° Lição: Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente. José nunca se deixou influenciar pelo sistema ou por aqueles que o rodeavam, devemos ser como José devemos sempre saber que somos SAL E LUZ (Mt 5:13-14) José não carregava uma bíblia de baixo do braço não tinha um slogan em sua camisa escrito “Eu sou crente” mas por suas atitudes e palavra, Potifar via que o Senhor era com ele (Gn 39:3). José sempre soube que Deus esperava muito dele, José estava disposto a alterar o ambiente e não ser alterado por ele.

> Dentre tantas coisas que José fez e falou, ele ainda estaria errado em um quesito, José em determinadas horas se “engrandece” como podemos ver no Capítulo 39 versículo 9 em que ele diz que nada naquela casa era maior que ele… Logo depois é levado preso, não seja soberbo pois Deus pode muito bem deixar de te abençoar em determinado momento por ser soberbo.

> Por fim os irmãos de José descem até o Egito para pedir comida e José com muita sabedoria sabia que era seus irmãos (Gn 42 ao 45)
4° Lição: Aquele que se vinga quando é vitorioso não é digno da sua vitória , Deus vai te dar aquilo que seu coração anseia quando Ele achar que você está pronto.

Que Deus nos Abençõe!

Por Samuel Oliveira

Anúncios

Ações

Information

One response

23 04 2010
Samuel Oliveira

Matoou a ansiedade Link ? HAHA’ . Ficoou otimoo , gloriaa a DEUS !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: